Flexão é um termo muito utilizado na língua portuguesa que se refere a um tipo de alteração realizada em palavras de acordo com sua classe gramatical (substantivo, adjetivo, verbo, entre outros) e que pode indicar variação de gênero, número, modo, tempo e pessoa. Em outras palavras, a flexão é a capacidade que uma palavra tem de se adaptar e mudar sua forma de acordo com a função que desempenha na frase. Ela serve para garantir a concordância e a coerência na construção das frases e tornar a comunicação mais clara e eficiente.
Existem diferentes tipos de flexão na língua portuguesa. A flexão de gênero, por exemplo, ocorre quando as palavras mudam sua forma de acordo com o sexo do ser ou objeto a que se referem. Já a flexão de número indica se a palavra se refere a um único elemento (singular) ou a mais de um (plural). A flexão de modo e tempo é relacionada à variante temporal e modo verbal, isto é, a maneira como a ação é verbalizada e em qual momento ela ocorre.
Além disso, a flexão também pode ser realizada em pronomes, artigos, advérbios e outras classes gramaticais, com o objetivo de adequar a linguagem às regras e convenções da língua. É importante ressaltar que, apesar de ser uma regra, nem sempre a flexão é obrigatória, pois ela pode variar de acordo com o contexto e a intenção do falante.